Superando o Medo

por Arkadeb Bhattacharyya

traduzido do artigo original de http://pranaworld.net/overcoming-fear/

Manifeste a sua Grandeza!

Interferimos no nosso próprio caminho quando queremos algo da vida. É a nossa mente racional a tentar encontrar todo o tipo de explicações para o porquê de não conseguirmos o que queremos.

”Aquele salário de 500 dólares por mês é muito alto. Você não é boa o suficiente”
”Você não está à altura daquela menina, ela é demasiado linda para o seu nível.” ou ”Aquele menino é demasiado bom para você.”
”Ter esse tipo de corpo não é realista. Você nunca caberá naquelas roupas!”
“Você não tem orçamento para essa viagem! Este mês o máximo que você poderá pagar é uma ida ao parque municipal.”

Isto lhe soa familiar? A única forma de conseguirmos a vida que queremos é se removermos este elemento do medo. E é a isto a que é chamado Fé. É também chamado de sharanagati ou entrega aos poderes supremos. Superar a descrença é uma questão de ganhar poder sobre a sua mente. Os passos são os seguintes:

1. Primeiro defina seus objetivos
2. Descubra o que é que o assusta acerca do objetivo
3. Se pergunte qual é a pior coisa que pode acontecer
4. Ajuste o seu objetivo adequadamente
5. Medite no seu objetivo todos os dias

A maior parte das pessoas têm três tipos de objetivos: saúde, prosperidade e relacionamentos. A título de exemplo, vamos usar um deles – a prosperidade –  mas o mesmo raciocínio se pode aplicar aos outros.

1º Passo

Defina seus objetivos

“Qual é o nível de salário que desejo?”
“Qual é a diferença entre o meu salário atual e o do meu objetivo?”
“Quão rápido eu quero atingir meu objetivo?”

Vamos supor que você quer ganhar um salário de 100 dólares por mês e você está ganhando 40 agora. A diferença é de 60 dólares; pense se você terá que mudar a sua linha de trabalho ou talvez aumentar a lista de suas habilidades. Quem sabe haja uma promoção disponível para pessoas com um talento específico. Se inscreva num curso ou peça a ajuda de um mentor para desenvolver esse talento. Talvez você esteja preso num trabalho sem saída, e pode ser que o único jeito de ganhar mais seja se mudando para outra cidade.

2º Passo

Descubra o que o assusta acerca do seu objetivo

Este é o passo mais importante. Assim que você descobrir qual é a lacuna existente entre a sua realidade actual e a do seu objetivo, a sua mente automaticamente começará a trabalhar jogando razões negativas. Tipicamente, falam ”Você não se pode mudar para outra cidade, é demasiado caro! Pense na sua família e nos seus amigos. Você não se poderá ajustar a todo um novo estilo de vida!”  ou por vezes assim ”Você já está demasiado velho para aprender coisas novas – ninguém o vai levar a sério. Você não tem tempo para isso! Como é que você vai pagar um curso novo? Onde é que você irá encontrar um mentor adequado?”

Tipicamente, este medo de atingir o objetivo floresce de uma razão, e uma razão apenas: o medo de falhar. Temos medo de parecer tolos. Então a maior parte de nós prefere não correr riscos e ficar estagnado. Nos tornamos confortáveis com o nosso desconforto. Este é o modo como a nossa mente tem de nos proteger de situações desconhecidas. Os seres humanos pré históricos se habituaram a sobreviver se aventurando pelas áreas conhecidas durante o dia – a noite os assustava. Algumas pessoas continuam até com medo do escuro. A verdade é que elas não estão com medo do escuro em si, mas das coisas desconhecidas que lá poderão encontrar.

3º Passo

Se pergunte a si mesmo: qual é a pior coisa que pode acontecer?

Superar este medo do escuro é fácil. Simplesmente se pergunte qual será a pior coisa que pode acontecer.

Ok, talvez perca tempo à procura de um curso. Talvez pergunte a seus amigos demasiadas questões e eles fiquem irritados com você. Se for esse o caso, então eles também não são assim tão bons amigos mesmo!

Talvez você esteja com medo de ter que aprender a cozinhar sozinho quando for morar para uma cidade mais cara. Se pergunte, honestamente: qual é a pior coisa que pode acontecer?

Oh, droga! Bom, um de nós vai ter que se trocar.

Para aqueles que praticam Yoga Arhática, recite a Afirmação da Alma 3 vezes antes de perguntar à sua mente sobre os seus medos. A sua mente é um instrumento e irá responder adequadamente.

Porém, por vezes os medos são muito subtis e subconscientes. Talvez você tenha medo de pagar mais impostos. Talvez você tenha medo que pessoas oportunistas comecem rondando você pedindo favores ou dinheiro.

Uma vez depois de responder a todos os “e se…?” a sua mente se vai tranquilizando. Certamente, se o pior cenário possível for ter de pagar mais impostos, com seu salário aumentando, você não terá problemas em encontrar um bom contabilista. Ou até mesmo contratar um guarda-costas para proteger você! As possibilidades positivas são ilimitadas. Para cada problema realístico existe uma solução realística.

4º Passo

Ajuste o seu objectivo adequadamente

Depois de analisar em que ponto você está, faça as mudanças necessárias. Isto não significa que você tenha que se afastar do seu objetivo – significa apenas ir por partes, realisticamente.

Se a sua meta for ganhar um salário de 1000 e você ganha 400 agora, então você terá que aumentar 100 a cada mês e em seis meses você conseguiu!

O truque é dar à sua mente um objetivo credível para cumprir dentro de um tempo específico.

Onde a maior parte das pessoas erra é em definir um objetivo que está tão longínquo que as suas mentes desistem muito antes de investirem energia alguma nele.

Certamente é possível que você se torne um milionário – você terá que investir, praticar o dízimo, poupar devidamente e respeitar estritamente o seu orçamento. O mesmo para dietas e relacionamentos.

Não se consegue uma barriga de tanquinho da noite para o dia. Estabeleça um plano de refeições e malhe durante uma hora por dia e você irá começar vendo o resultados em 2 meses.

Como disse o Mestre Choa Kok Sui “Dê o primeiro passo. Depois dê o segundo. Depois o terceiro, e por aí em diante.”  Ir ajustando realisticamente o seu objectivo de acordo com o seu progresso é crítico.

5º Passo

Medite no seu objetivo diariamente

Escreva seus objetivos e coloque eles na parede onde você os consiga ver bem. Crie um Quadro para a sua Visão.

Mantenha um diário. Despenda de 5 minutos por dia quando você acorda ou quando você vai dormir apenas para ler o seu objectivo.

Use o poder da sua mente subconsciente para atingir as suas metas. Nesta fase, corte com as distrações. Não tenha demasiados objetivos, senão a sua mente vai ficar muito dispersa.

Se lembre que a vida é cíclica, então por vezes haverá altos e baixos. Então é importante que a gente se mantenha forte e focada.

Perder de vista o objetivo final será muito desastroso. Muitas pessoas desistem muito próximas da meta. É importante impulsionar e permanecer constante no seu esforço.

A Meditação nos Corações Gémeos tem um efeito calmante. Você conseguirá ver as coisas com clareza e vai começar a remover obstáculos à medida que a sua atenção for crescendo. MCKS tornou fácil para aqueles que conhecem a Yoga Arhática. Simplesmente fique quieto, fique atento, e medite todos os dias.

 

“Você não pode perder a coragem. Não tenha medo. Formule uma boa estratégia!”
Master Choa Kok Sui

 

“O que é impossível para uma pessoa comum é possível com as bênçãos de Deus, do guru e dos seres ascensionados.” MCKS

 

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