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Viva uma vida sem estresse

O estresse é considerado qualquer fator físico ou emocional que causa inquietação física ou mental. Os fatores físicos incluem traumas, infecções, toxinas, doenças e ferimentos de qualquer tipo.

As causas emocionais são numerosas e variadas. Enquanto muitas pessoas associam “estresse” com estresse psicológico, cientistas e médicos usam esse termo para denotar qualquer força que prejudique a estabilidade e o equilíbrio das funções corporais.

O estresse é a principal causa de doenças cardíacas, úlceras, hipertensão e doenças psicológicas. O estresse no trabalho contribui ainda mais para o absenteísmo, baixo desempenho, diminuição da capacidade de resolução de problemas, aumento do número de acidentes e casos de dependência. Portanto, é muito importante reduzir o estresse.

No entanto, nem todos os tipos de estresse são desfavoráveis. Um leve grau de estresse às vezes pode ser benéfico, especialmente ao realizar um projeto onde aumentará o foco, a força, a resistência e o estado de alerta.

Somente quando o estresse é opressor ou mal administrado é que seus efeitos negativos aparecem. Uma meta importante para quem está sob estresse é administrar os estresses da vida. É impossível eliminar completamente o estresse e não seria aconselhável fazê-lo. Em vez disso, pode-se aprender a administrar o estresse para que haja controle sobre a saúde física e mental.

Os eventos que provocam estresse são frequentemente chamados de estressores, que abrangem uma vasta gama de situações, desde um simples exame escolar até difíceis projetos de negócios.

Fisicamente, em resposta a situações estressantes, o sistema nervoso será ativado. O hipotálamo sinaliza às glândulas suprarrenais que, em resposta, irão produzir mais adrenalina e hormônios cortisol, liberando-os no sangue. O resultado será batimento cardíaco irregular e mais rápido, ciclos respiratórios superficiais e rápidos, aumento da pressão arterial e do metabolismo. Isso, por sua vez, preparará a pessoa para reagir de forma mais rápida e eficaz, melhorando o desempenho. No entanto, a longo prazo, o estresse criará várias doenças físicas e psicológicas.

Energeticamente, o estresse ativa o chacra do plexo solar, que está localizado na área oca mole entre as costelas. A ativação do chakra do Plexo Solar pode aumentar a coragem, ousadia, perseverança e força, no entanto, sua ativação excessiva em longo prazo, afeta o funcionamento do sistema gastrointestinal, bem como do Chakra do Coração que pode levar a doenças cardíacas ou Chakra Meng Mein que pode causar pressão alta; também pode causar artrite, doenças renais e até depressão.

 

Existem várias maneiras que podem ajudar a controlar o estresse.

  1. Faça respiração abdominal profunda

O estresse muda o padrão de respiração para ciclos tensos, superficiais e rápidos; enquanto a maneira natural de respirar é a respiração abdominal profunda, que também tem efeitos calmantes. Portanto, você pode reduzir o estresse trazendo o padrão respiratório de volta a respirações abdominais relaxantes e profundas. Também é aconselhável chamar a atenção para as narinas e o ar tocando as narinas enquanto inspira e expira para acalmar ainda mais a mente.

Ensinado pelo Mestre Choa Kok Sui em seu livro “Milagres através da Cura Prânica”, a respiração abdominal profunda permitirá que o corpo absorva uma tremenda quantidade de energia vital ou Prana, que irá energizar todo o corpo.

 

  1. Comece a se questionar

O estresse é basicamente um impulso emocional e estimula o corpo emocional; portanto, uma das maneiras mais rápidas de controlar o estresse é elevar a consciência, ao corpo mental. O corpo mental é o meio de pensamento e está um nível acima do corpo emocional; portanto, qualquer distúrbio emocional pode ser controlado fazendo-se funcionar o corpo mental. Isso pode acontecer por meio do pensamento.

Portanto, comece a se questionar.

Faça perguntas como: por que estou estressado? É necessário ser estressante ou estou exagerando? Qual é a intensidade do meu problema? Quais são as formas de controlar a situação? Quem pode me ajudar a superar esse problema?

 

Ao fazer cada pergunta de você mesmo, pense cuidadosamente nas respostas. Antes mesmo de você notar, seu estresse é reduzido em grande medida.

 

  1. Lembre-se de um evento feliz ou compartilhe um pouco de amor

Conforme discutido anteriormente, o estresse se aloja no chakra do plexo solar.

O chakra do plexo solar é o centro das emoções inferiores positivas e negativas; o Chacra do Coração, por outro lado, é o centro das emoções superiores, como misericórdia e compaixão. Na verdade, o Chacra do Plexo Solar e o Chacra do Coração são o segundo par de opostos complementares, conforme explicado no livro “A Essência Espiritual do Homem” do Mestre Choa Kok Sui. Isso significa que o chacra do plexo solar pode ser regulado por meio da ativação do chacra do coração. Isso significa que, para reduzir o estresse, o Chacra do Plexo Solar deve ser inibido e isso pode acontecer ativando o Chacra do Coração.

O Chakra do Coração pode ser ativado através da lembrança de um evento feliz. Passe alguns minutos, feche os olhos e lembre-se de alguns acontecimentos do passado que o deixaram feliz. Sorriso.

Se a visualização é uma tarefa difícil para você, compartilhe um pouco de amor com as pessoas ao seu redor. Dê um abraço inesperado em alguém, elogie alguém, brinque com seus bichinhos, chame um amigo ou até mesmo leia uma história engraçada. Essas atividades irão ativar suficientemente o seu chacra cardíaco e, como resultado, reduzir o estresse.

 

  1. Ouça uma música calma e relaxante

A música suave e calmante tem um efeito calmante no corpo emocional. Hoje em dia, a música suave está sendo usada por musicoterapeutas para melhorar um grande número de problemas de saúde.

Como um barulho repentino pode criar irritação ou um alto nível de alerta, uma música lenta e calmante diminui a frequência cardíaca e, portanto, cria um efeito calmante. Portanto, esse tipo de música pode ser usado para induzir uma sensação de relaxamento e ajudar a libertar a mente do estresse.

É recomendado pelos musicoterapeutas fazer música como parte da vida, como ouvir uma música suave enquanto se alimenta ou mesmo pela manhã antes de iniciar seu trabalho diário.

 

  1. Ore ou medite

Simplesmente orando, você permite que uma grande quantidade de energia divina entre em seu sistema a partir do Chacra Coronário, o que ajuda a controlar seus pensamentos e emoções desregulados. Também muda sua consciência para vibrações mais elevadas, onde o estresse não é mais perceptível.

A meditação é outra maneira simples de controlar o estresse. Tente meditar diariamente por cerca de 20 minutos, especialmente se estiver sob estresse.

Existem muitos tipos de meditações, destinadas a diferentes propósitos, desde técnicas simples de concentração até o despertar da energia Kundalini e assim por diante.

Uma das técnicas de meditação simples, mas poderosas, ensinadas pelo Mestre Choa Kok Sui é a Meditação dos Corações Gêmeos, que visa alcançar a consciência cósmica ou iluminação, bem como a paz.

A prática da Meditação dos Corações Gêmeos basicamente ativa os Chakras do Coração e da Coroa e, como resultado, cria uma sensação de paz, calma e felicidade.

Também aumenta a intuição. Se você não sabe como meditar ou orar, não faça nada. Reserve alguns minutos, abra a janela e deixe o ar fresco entrar, sente-se ou deite-se e dê um tempo da vida. Dê um tempo para que sua mente fique relaxada e simplesmente deixe-se levar.

 

  1. Use técnicas de autocura

Em casos de estresse, o Chakra do Plexo Solar torna-se errático e cheio de energia tensa ou de estresse, dito pelo Mestre Choa Kok Sui. Os chakras da coroa e ajna também são parcialmente afetados.

Se você conhece alguma técnica de autocura, como a Cura Prânica, é aconselhável limpar a energia do estresse dos Chakras do Plexo Solar e inibir os Chakras do Plexo Solar superativados. Limpe e ative o Chacra do Coração para reduzir ainda mais o estresse.

Os chakras Ajna, Coroa, Garganta e Básico também devem ser tratados. Gastar cerca de 10 a 15 minutos com a autocura reduzirá enormemente o estresse e criará uma sensação de paz.

 

  1. Não deixe a energia do estresse se acumular, tome um banho de água salgada

A energia do estresse pode se acumular se não for tratada imediatamente, o que, a longo prazo, leva a várias doenças físicas e psicológicas, como doenças cardíacas, hipertensão e até vícios.

 

Tomar banho de água salgada regularmente é uma das maneiras simples de limpar a energia do estresse do sistema. Limpa o corpo energético e gradualmente fortalece o corpo e seu sistema de defesa.

Embora este tratamento pareça simples, é bastante eficaz. “Depois de limpar seu corpo com água e sabão, esfregue todo o corpo suavemente com sal fino. Em seguida, lave após cerca de um ou dois minutos.” (Mestre Choa Kok Sui, 2006, p. 227)

 

  1. Evite estar com pessoas estressantes e em ambientes estressantes

A energia das pessoas com quem interagimos e dos lugares que visitamos basicamente pode nos afetar até certo ponto. Às vezes, estar em um ambiente estressante pode deixá-lo tenso. Portanto, é aconselhável evitar estar com pessoas negativas e em ambientes estressantes, pois seu campo de energia pode ser contaminado.

Se certas atividades também aumentam o seu estresse, como ouvir noticiários noturnos, assistir a filmes de terror ou ouvir fofoca, aprenda a minimizar sua participação em tais atividades.

No entanto, se a situação for inevitável, simplesmente cruzar os braços se a frente do peito pode protegê-lo das influências negativas do ambiente ao redor até certo ponto.

 

  1. Liste suas tarefas, priorize-as

Frequentemente, ficamos estressados ​​porque pensamos que temos muito trabalho a fazer e nos sentimos oprimidos. Portanto, anotar as tarefas e priorizá-las pode ajudá-lo a ver o panorama geral e a gerenciar seu tempo com mais eficácia.

Na verdade, ser organizado pode ajudá-lo a dividir as responsabilidades em tarefas gerenciáveis.

Se houver algumas tarefas nas quais você pode obter ajuda de outras pessoas, é só pedir. Você não precisa fazer tudo sozinho. Lembre-se de que pode pedir ajuda.

 

  1. Aprenda a perdoar

Não espere muito de você e dos outros. Aceite o fato de que somos todos seres humanos e todos cometemos erros; os erros fazem parte da evolução e ninguém é perfeito. Portanto, deixe de lado a raiva e o ressentimento em relação a outras pessoas e, mais importante, a você mesmo. A culpa adiciona dor ao estresse.

Aprenda a perdoar e se libertar das energias negativas.

 

  1. Saia na natureza regularmente

Estar na natureza tem um efeito semelhante a ouvir uma música calma e calmante; basicamente acalma as emoções. Pode nos ajudar a ter um senso de identidade que é edificante e, na verdade, promove a felicidade interna que todos buscamos.

Simplesmente olhar para a natureza e suas cores vibrantes pode ser curativo. Com base em vários estudos, olhar a natureza pode melhorar as condições dos pacientes hospitalizados. Os benefícios incluem menos estresse, redução da pressão arterial, menos dores de cabeça e melhoria da saúde.

 

  1. Exercício

Os exercícios físicos, especialmente o Hatha Yoga, desempenham um papel importante na redução do estresse, relaxando os músculos tensos e liberando endorfinas, adrenalina e substâncias químicas que proporcionam uma sensação de bem-estar.

Portanto, reserve um tempo para pelo menos 20 minutos de exercício físico diariamente.

 

  1. Durma o suficiente

O sono é uma maneira simples de energizar e refrescar a mente. O sono suficiente ajuda a abastecer sua mente e também seu corpo.

Quando a mente está cansada, o seu desempenho diminui para um nível substancial, o que aumenta ainda mais o seu estresse. Portanto, durma o suficiente.

 

  1. Cuidado com sua dieta

Se seu corpo estiver saudável e bem nutrido, sua capacidade de lidar com o estresse aumentará. Por isso, é muito importante estar atento à dieta alimentar.

Comece o dia com um café da manhã saudável. Isso manterá sua energia alta ao longo do dia.

Evite a ingestão excessiva de cafeína e açúcar.

Beba bastante água. Se seu corpo estiver desidratado, isso causará dores de cabeça que aumentam o estresse.

Tanto quanto possível, evite álcool, cigarros e drogas. Embora possam parecer as primeiras opções para proporcionar alívio temporário do estresse, no longo prazo eles apenas pioram a situação, contaminando ainda mais os Chakras do Plexo Solar, bem como o fígado, os pulmões e os órgãos internos.

 

  1. Aprenda a dizer não

Preste atenção aos seus limites. Você não pode fazer tudo o que lhe é pedido. Você sempre tem a opção de dizer não.

Em sua vida familiar, assim como em sua vida profissional, recuse-se a aceitar tarefas e responsabilidades além de suas capacidades. Assumir responsabilidades além do que você pode controlar normalmente causa estresse.

Se você acha que não pode lidar com uma tarefa ou responsabilidade, não simplesmente prometa. Aprenda a dizer não.

 

 

 

 

Referências

Como aliviar o estresse. (WL.). Obtido em WikiHow: http://www.wikihow.com/Relieve-Stress

Mestre Choa Kok Sui. (1999). Autodefesa Psíquica Prática para Casa e Escritório. Fundação Mundial de Cura Prânica.

Mestre Choa Kok Sui. (2000). Psicoterapia prânica. Fundação Mundial de Cura Prânica.

Grande Mestre Choa Kok Sui. (2003). A Essência Espiritual do Homem. Instituto de Estudos Internos.

Mestre Choa Kok Sui. (2006). Miracles Through Pranic Healing: Practical Manual on Energy Healing. Filipinas: Fundação de publicação do Instituto de Estudos Internos.

Reconectar-se com a natureza reduz o estresse e desperta o espírito. (WL.). Recuperado de Life as a Human: http://lifeasahuman.com/2010/mind-spirit/inspirational/reconnecting-with-nature-reduces-stress-and-awakens-the-spirit/

Estresse. (WL.). Obtido em Kids Health: http://kidshealth.org/teen/your_mind/emotions/stress.html

Gerenciamento de estresse. (WL.). Obtido em Helpguide: http://www.helpguide.org/mental/stress_management_relief_coping.htm

Centro de Saúde de Gerenciamento de Estresse. (WL.). Obtido em WebMD: http://www.webmd.com/balance/stress-management/features/blissing-out-10-relaxation-techniques-reduce-stress-spot?page=3

Os benefícios de curtir a natureza. (WL.). Retirado de Natura lMedicine: http://suite101.com/article/the-benefits-of-enjoying-nature-a54593

Matéria postada e traduzida por Claudia Flöricke com a permissão do PranaWorld.net

 

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