“O que você pensa, você se torna. O que você sente, você atrai. O que você imagina, você cria.” senhor Buddha
A palavra Buda significa “O Desperto”. Vem da raiz sânscrita “budh”, que significa “acordar”. Portanto, Buda se refere a alguém que está totalmente desperto, como se de um sono profundo ou ilusão descobrisse que o “sofrimento”, como um sonho, pode ter fim.
Existem muitos Budas, mas um dos mais importantes é Gautama Buda, também conhecido como Buda Siddhartha, que era um sábio iluminado cujos ensinamentos impactaram milhares de vidas. Não importa a religião que você siga, existem verdades universais nos ensinamentos do Senhor Buda!
Esta importante doutrina ensina a interconexão de todas as coisas e, em particular, a lei do Karma. Ele nos ilumina sobre os mecanismos pelos quais criamos um mundo de sofrimento para nós e para os outros. Em seguida, nos orienta a seguir um estilo de vida que reduz o sofrimento para todos e leva à libertação.
As Três Verdades Universais
Existem 3 verdades universais no núcleo dos ensinamentos do Senhor Buda:
- Lei da Unidade (também conhecida como Nada está Perdido no Universo)
- Lei da Mudança
- Lei de Causa e Efeito
A primeira verdade básica – a Lei da Unidade – trata do fato de que nada se perde no universo e todos nós estamos conectados uns aos outros. Se destruirmos algo ao nosso redor, estamos destruindo a nós mesmos. Se ferirmos outra pessoa, com base no princípio da unidade, estamos prejudicando a nós mesmos. Compreendendo essa verdade básica, ajude-nos a ser gentis com os outros, com a natureza e os animais.
A segunda verdade básica – a Lei da Mudança – revela que tudo muda e continua mudando. Nada é permanente. Não perceber esse fato às vezes leva à raiva, tristeza e sofrimento.
A última verdade básica – a Lei de Causa e Efeito – refere-se à Lei do Karma – O que plantarmos, colheremos! A Lei do Karma é universal e é discutida em diferentes culturas e religiões, se deseja aprofundar neste tema, veja nosso post sobre os tipos de karma e a videoaula sobre karma, você tambem aprende mias nos cursos de cura pranica
“O tipo de semente plantada produzirá esse tipo de fruto.
Aqueles que fazem o bem colherão bons resultados. Aqueles que fazem o mal colherão resultados ruins.
Se você plantar cuidadosamente uma boa semente, colherá bons frutos com alegria.” Dhammapada
As Quatro Nobres Verdades
No budismo, as Quatro Nobres Verdades contêm a essência dos ensinamentos de Buda e são frequentemente chamadas de “as verdades dos Nobres”. Foram esses quatro princípios que o Buda veio a entender durante sua meditação sob a árvore Bodhi.
- A verdade do sofrimento ou dukkha
- A Verdade da Origem do Sofrimento ou Samudāya
- A verdade da cessação do sofrimento (Nirodha)
- A verdade do caminho para a cessação do sofrimento (Magga)
O Buda é freqüentemente comparado a um médico. Nas duas primeiras Nobres Verdades ele diagnosticou o problema (sofrimento) e identificou sua causa. A terceira Nobre Verdade é a compreensão de que existe uma cura, enquanto a quarta Nobre Verdade, na qual o Buda estabeleceu o Caminho Óctuplo, é a prescrição, o caminho para alcançar a libertação do sofrimento.
O budismo começa com o fato de que existe sofrimento. No entanto, antes que possamos fazer qualquer coisa sobre isso, devemos saber sua causa, que muitas vezes é o senso profundamente enraizado de “eu” que todos nós temos. Por causa disso, muitas vezes lutamos para conseguir coisas que sejam prazerosas e evitar coisas que são dolorosas para encontrar facilidade e segurança e, geralmente, para manipular pessoas e situações para serem do jeito que ‘eu’ quero.
E porque o resto do mundo não se encaixa necessariamente com o que “eu” quero, muitas vezes nos vemos cortando o fluxo geral das coisas e ficando magoados e desapontados no processo. O sofrimento pode, portanto, ser encerrado transcendendo este forte senso de ‘eu’ para que possamos entrar em maior harmonia com as coisas em geral. O meio de fazer isso é o Nobre Caminho Óctuplo.
A Primeira Nobre Verdade – Dukkha
O sofrimento vem de muitas formas. Três tipos óbvios de sofrimento correspondem às três primeiras visões que o Buda viu em sua primeira jornada fora de seu palácio: velhice, doença e morte.
No entanto, de acordo com Buda, o problema do sofrimento é muito mais profundo. A vida não é ideal: frequentemente falha em corresponder às nossas expectativas. Os seres humanos estão sujeitos a desejos e anseios, mas mesmo quando somos capazes de satisfazer esses desejos, a satisfação é apenas temporária. O prazer não dura; ou se isso acontecer, torna-se monótono.
Mesmo quando não estamos sofrendo de causas externas, como doença ou luto, às vezes nos sentimos insatisfeitos ou insatisfeitos internamente. Esta é a verdade do sofrimento.
Algumas pessoas podem achar este ponto de vista pessimista, mas é bastante realista!
Os ensinamentos do Senhor Buda não terminam com sofrimento; continua para nos dizer o que podemos fazer a respeito e como encerrá-lo.
A segunda nobre verdade – Samudāya
Nossos problemas do dia-a-dia podem parecer ter causas facilmente identificáveis: sede, dor de um ferimento, tristeza pela perda de um ente querido. Na segunda de suas Nobres Verdades, porém, o Buda afirmou ter encontrado a causa de todo sofrimento – e isso está muito mais profundamente enraizado do que nossas preocupações imediatas.
O Buda ensinou que a raiz de todo sofrimento é o desejo, tanhā. Isso vem em três formas, que ele descreveu como as Três Raízes do Mal, ou os Três Fogos, ou os Três Venenos:
Ganância e desejo, muitas vezes simbolizados por um galo
Ignorância ou ilusão, simbolizada por um porco
Ódio e impulsos destrutivos, simbolizados por uma cobra
A Terceira Nobre Verdade – Nirodha
O Buda ensinou que a maneira de extinguir o desejo, que causa sofrimento, é libertar-se do apego. Portanto, a terceira Nobre Verdade é a possibilidade de libertação e o próprio Buda foi um exemplo vivo de que isso é possível em uma vida humana.
A Quarta Nobre Verdade – Magga
A Nobre Verdade final é a receita de Buda para o fim do sofrimento. Este é um conjunto de princípios denominado Caminho Óctuplo. O Caminho Óctuplo também é chamado de Caminho do Meio ou Caminho do Meio, que leva à harmonia.
As oito partes do Caminho Óctuplo podem ser agrupadas em Sabedoria (compreensão e intenção corretas), Conduta Ética (fala, ação e modo de vida corretos) e Meditação (esforço correto, atenção plena e concentração).
O Buda descreveu o Caminho Óctuplo como um meio para a iluminação, como uma jangada para cruzar um rio. Depois de chegar à margem oposta, não precisa mais da balsa e pode deixá-la para trás.
Referências:
1.thebuddhistsociety.org
2.burmese-art.com
3.online.sfsu.edu
4.bbc.co.uk
Texto traduzido com a autorização do pranworld.net
Fique por dentro!
Proximos Cursos:
09Jul(Jul 9)09:0010(Jul 10)18:00Curso de Cura Prânica Básico em Cuiabá/MT Organizado: Golden Prana Mato Grosso Informações e Inscrições (Geovane Tolazzi)
15JulDia inteiro16Curso Avançado de Cura Prânica - Cuiabá MT Organizado: Golden Prana Mato Grosso Informações e Inscrições
16JulDia inteiro17OM MANI PADME HUM Online - BrasilMaster Nona Castro Organizado: Golden Prana Brasil Inscreva-se JáMais Informações
16SetDia inteiroCurso Avançado de Cura Prânica - Porto Alegre RS Organizado: Golden Prana Búzios Informações e Inscrições
17SetDia inteiroCurso Psicoterapia Prânica - Porto Alegre RS Organizado: Golden Prana Porto Alegre Informações e Inscrições
18Set09:4209:42Curso de Cura Prânica com Cristais - Porto Alegre RSInformações (Milena)
Clique Aqui e Veja nossa Agenda Completa!